Reunião sobre o Corredor Ecológico ocorreu na Prefeitura de Taquari

Por Divulgação/Taquari   |  

Reunião sobre o Corredor Ecológico ocorreu na Prefeitura de Taquari
André Liziardi

No dia 26 de agosto, ocorreu a reunião semestral com os municípios que compõem a Parte Baixa do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari (PRSMCRT), na Prefeitura de Taquari. Coordenada pela Promotora de Justiça Regional de Meio Ambiente, Drª Andrea Almeida Barros, e contou com a presença do vice-prefeito do município e coordenador da Secretaria de Indústria e Comércio, Ramon de Jesus, a coordenadora do Departamento do Meio Ambiente, Marília Souza, além de técnicos ambientais de Venâncio Aires e Triunfo.


Na reunião foram tratados ajustes dentro de cada município, além de demandas coletivas e sugestões para o Fórum de Mata Ciliar. De acordo com Programa e a legislação vigente, o papel dos moradores que residem em áreas ribeirinhas, é: Permitir vistorias por parte da Secretaria ou Departamento responsável pelo Meio Ambiente; assinar Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Estado, isolar a área ou fazer os devidos plantios; cuidar e preservar a vegetação para próximas gerações; inscrever no Cadastro Ambiental Rural (CAR) a área recuperada como Reserva Legal e utilizá-la mediante Plano de Manejo.


Com mais de dez anos de acompanhamento da situação da Mata Ciliar na região, o Programa Recuperação Sustentável do Corredor Ecológico do Rio Taquari tem buscado aumentar a área total da recuperação da vegetação. Os municípios devem ser ativos na preservação da mata restante, além do plantio de novas mudas para expansão do bioma característico da nossa região.


Além de Taquari, os municípios de General Câmara, Triunfo e Venâncio Aires são partes da Parte Baixa do Programa de Recuperação Sustentável da Mata Ciliar do Rio Taquari (PRSMCRT).


Saiba Mais


A mata ciliar contribui para a estabilidade do solo, mantendo firme a estrutura das margens do rio com seu emaranhado de raízes, e assim, evita a erosão e a invasão das águas em enchentes. Atua como filtro, selecionando os sedimentos para o ambiente aquático e participa do ciclo de nutrientes na bacia hidrográfica. Proporciona alimento e proteção para os animais, além de absorver a radiação solar, contribuindo para a estabilidade térmica da água. 

Publicidade

Motasa Sicredi

NO AR.

19:00 ~ 23:00