Filme "Nas Ondas da Rádio Açoriana" estreia no YouTube

Por Informativo do Vale   |  

Filme
Reprodução

A história de um dos veículos radiofônicos da região vai virar filme. Nas Ondas da Rádio Açoriana será apresentado nesta sexta-feira, às 19h30min, no canal Patrícia Sattler, no YouTube. O documentário faz homenagem à emissora que, por 51 anos, levou informação e entretenimento à comunidade de Taquari e região.


"Fico imensamente honrada por conduzir este projeto de tamanha responsabilidade e importância histórica, com um time de profissionais incríveis. Foi um trabalho de muita pesquisa, entrevistas, depoimentos, materiais impressos, audição de fitas da época, tudo para tentar entender as motivações de seu surgimento e compreender a sua real história", comenta Patrícia, roteirista, atriz e diretora-geral do projeto, que foi viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc.


A produção tem aproximadamente uma hora, contando com entrevistas de personagens marcantes na história da Rádio Açoriana, inaugurada em 1968 e que desligou os microfones, de forma definitiva, em 31 de agosto de 2019.


Produção

Cerca de 30 profissionais foram mobilizados na produção, sendo oito atores no elenco principal e o restante composto por entrevistados, técnicos e participações especiais. Foram aproximadamente três meses entre aprovação e execução. "Pela pandemia, não foi nada fácil. Utilizamos da tecnologia para acessar nossos contatos. Quando não houve alternativa, as gravações presenciais se fizeram necessárias e tivemos que nos assegurar quanto aos cuidados, seguindo todas as normas de saúde. Revezando as cenas e com a equipe reduzida ao máximo. O projeto ser federal também encurtou o tempo de produção, no entanto, esperamos ter atingido nosso propósito", relata Patrícia.


Motivação e expectativa

Professora de escola e grupos teatrais, Patrícia reside em Carlos Barbosa, porém morou 12 anos em Taquari. "Sempre tive curiosidade em saber mais sobre a história da cidade. A história cultural de Taquari é riquíssima, repleta de fatos e personagens, que merecem tal notoriedade", justifica. Ela ainda, enquanto acompanhava o fechamento das edições, comentou o que espera do filme. "Minha maior expectativa é fazer jus às pessoas que não estão mais aqui para contar essa história. Mostrar a todos a paixão, persistência e determinação que é o alicerce de sua fundação. Espero ter enaltecido e registrado de forma precisa, a história de mais de meio século da Rádio Açoriana", finaliza.

Publicidade

Motasa Sicredi

NO AR.

~